segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Integrar para não Entregar


Um dos mais famosos projetos políticos que ascenderam ao Estado com o golpe militar de 1964 está baseado no lema integrar para não entregar. Em um tom ufanista, os militares pregavam a unificação do país.
O lema foi lançado pelo presidente Castelo Branco já em 1966, mas virou lei com o decreto  nº 1106 em 1970 no governo Médici e foi batizado de PIN (Plano de Integração Nacional)
Inserida no contexto internacional da época, o PIN tentou criar um sentimento nacionalista, objetivando neutralizar os movimentos de esquerda  e submeter o Brasil aos ideais do capitalismo norte-americano.
Para isso, a rede globo teve importância fundamental, pois foi uma das grandes beneficiadas com o projeto, conseguindo empréstimos do governo para implementar seu plano de expansão e, através dele, veicular  mensagens que legitimaram o golpe de 1964 e toda repressão dos militares durante a ditadura.
Uma das grandes obras do projeto foi a rodovia transamazônica (foto), que foi planejada para integrar a região norte do Brasil, mas grande parte da rodovia ainda não é pavimentada,o que torna o transito de veículos impraticável em certa época do ano. 
Fonte:
VELHO, Otávio. Capitalismo autoritário e campesinato.  1.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1995. 1 vol.
Filme: Muito além do cidadão Kane.