sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A estrutura do sistema Nacional de Informações (SNI)

Junto com o golpe militar de 1964 começou no Brasil o desenvolvimento de uma ideologia de segurança nacional. Produzida pela Escola Superior de Guerra, essa ideologia pretendia alinhar o Brasil ao panorama internacional do contexto da guerra fria, sendo pró – capitalista.
Inserido nesse contexto o Serviço Nacional de Informações (SNI) foi criado pela lei nº 4.341 em 13 de junho de 1964 com o objetivo de supervisionar e coordenar as atividades de informações e contra-informações no Brasil e exterior.
Sob a coordenação do Serviço Nacional de Informações (SNI), formava-se a teia, onde órgãos civis e militares de espionagem produziam todo o tipo de informação  necessária à manutenção da estrutura de poder hegemônica.
Nos ministérios civis, o principal órgão de informação era a sua divisão de segurança e informações (DSI). Entre os militares, cada força tinha seu órgão, porém, de caráter mais independente, haja vista que alguns de seus assuntos iriam direto para o presidente.
As informações produzidas pelo SNI eram classificadas em uma escala de A a F e de 1 a 6, suas subclasses obedeciam a um manual e tinham como destino o ministro de Estado e outros órgãos, sempre recíprocos em suas comunicações.
fonte:
FICO, Carlos. Como eles agiam. Os subterrâneos da Ditadura Militar: espionagem e polícia política. Rio de Janeiro, Record, 2001.