quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O seqüestro do embaixador americano


Entre as atitudes mais ousadas da luta armada contra a ditadura militar está o seqüestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick. Por isso, a imprensa deu uma dimensão para o fato jamais visto durante a ditadura militar.
O sequestro ocorreu no bairro de Botafogo na cidade do Rio de Janeiro no início de setembro de 1969, onde o MR-8 (movimento revolucionário 8 de outubro) uniu-se a ALN (aliança libertadora nacional).
O caráter idealista do sequestro foi reforçado pela iniciativa dos guerrilheiros em trocar o embaixador americano por presos políticos que estavam sofrendo com a tortura nos porões da ditadura.
O fato ganhou uma versão para o cinema através da adaptação do livro o que é isso companheiro ? do jornalista Fernando Gabeira. O filme acabou se tornando uma espécie de memória oficial da luta armada contra a ditadura militar e , por isso, sofreu muitas críticas por parte dos ex-integrantes dos grupos guerrilheiros, pois afirmam que alguns personagens adquiriram uma amplitude maior do que aconteceu de fato.