segunda-feira, 24 de maio de 2010

O Brasil pode ser condenado por crimes durante a ditadura militar


Pela primeira vez na história os Estado brasileiro pode ser condenado pelos crimes ocorridos durante a ditadura militar.
A organização dos Estado Americanos (OEA), um dos organismos regionais mais antigos do mundo, tendo como objetivo a defesa dos interesses do continente americano e o fortalecimento da democracia entre os países membros, acusa o Brasil de detenção arbitrária, tortura e desaparecimento de setenta pessoas. O Brasil encontra-se nessa situação pelos crimes cometidos durante a repressão a guerrilha do Araguaia, entre os anos de 1972 e 1975.
Inspirados pelas vitoriosas revoluções na China e em Cuba, os guerrilheiros ocuparam uma área às margens do rio Araguaia com o objetivo de fortalecer a guerrilha rural e, a partir do campo, fazer a revolução.
A guerrilha do Araguaia terminou com um saldo de 76 mortos. Segundo moradores locais, a morte dos envolvidos no conflito teve requintes de crueldade como decapitação e fuzilamento.
Com a lei da anistia, todos os torturadores foram beneficiados, pois seus não passarão por julgamentos e é por isso que a OEA interveio e caso seja condenado, O Brasil deverá sofrer uma série de sanções